Friday, April 21, 2006

Livre-se das amarras

Li no mês passado um artigo assinado porOsmar Ludovico (Pastor da Comunidade de Cristo em Curitiba-PR) que me deixou extremamente feliz. Ele fez uma explanação sobre ocristão e a arte de forma inteligente, equilibrada e espiritualmente perfeita.
O Pastor esclarece que a arte como expressão cultural e criativa pré-existe à criação do universo porque foi Deus quem a criou. A natureza, a vida humana, os micro e macro organismos são obras-primas, resultado do gênio criador e artístico de Deus e que toda origem e fonte de arte, criatividade e a capacidade de apreciar o belo são concedidas por Ele a TODOS os seres humanos independente do credo religioso. Ele afirma que dentro desta sociedade dominada pela razão egoísta e pelo dinheiro, qualquer artista passa a ser um profeta porque a arte toca o espírito do ser humano e por isso o poder da criação artística não pode ser utilizado apenas para fins comerciais, pois arte é muito mais que entretenimento, diversão, decoração ou parte de cerimônias e rituais.
Segundo o Pastor Osmar Ludovico; e eu concordo com ele com todas as forças; a arte, a criatividade, o esforço cultural e a apreciação do belo não necessitam de justificativas ou espiritualizações. Não existem dois mundos sobrepostos, o espiritual e o mundano, mas um só mundo, O REAL. Isto é, ou Cristo redimiu o homem TODO ou então não redimiu nada, ou todas as áreas da nossa vida se submetem ao senhorio de Cristo, ou nenhuma. Dividimos e dizemos: " isto é espiritual, isso é secular". Essa cisão acaba por nos fazer aceitar a mediocridade na arte feita por cristãos, seja na pintura, teatro, dança, literatura e música comercializados e aceitos SEM discernimento, só porque tem tema "espiritual", mas cujo conteúdo artístico é pobre ou inexiste.
Ele continua afirmando que nós; cristãos evangélicos; colocamos umacamisa-de-força em nossos artistas. Exemplo: o músico TEM que entrar para o coral da igreja ou para alguma gravadora evangélica e cantar só música "gospel", o pintor só pode pintar "anjo", o produtor de teatro SÓ pode fazer peças evangélicas, poetas SÓ podem citar textos bíblicos, quem dança SÓ pode inventar coreografias inocentes e somente dentro da igreja ou então dançar o folclore judaico.
Durante o artigo ele faz uma pergunta que é a mesma que faço há mais de 15 anos, "onde estão nossos eruditos populares e de vanguarda CRIANDO sem CENSURA, com AUTENTICIDADE, INTEGRIDADE e SEM CONCESSOES comerciais?"
Em todos esses anos em que participo do Fruto Sagrado pude e ainda posso; infelizmente; constatar muitos artistas cristãos usando essa tal "camisa-de-força-gospel", repetindo temas de forma pasteurizada, tentando lamentavelmente imitar nomes de expressão nacional ou internacional, sepultando o poder criativo dado por Deus, sem o menor constrangimento. Os que não se conformam com esse "confinamento" são em sua maioria, marginalizados, renegados a guetos e a pequenas cavernas.
É no mínimo desagradável sofrer censura, ser rotulado, boicotado e por vezes desprezado por não atender as imposições comerciais pseudocristãs desse "mundo paralelo", tão ou mais cruel e injusto que o "mundo normal". Luto até hoje contra essa "arte evangélica gasosa", apesar do Fruto Sagrado ter lançado seis discos, lamento o rótulo imposto que impede o nosso trabalho de extrapolar os muros eclesiásticos. Particularmente no setor da música realizada por cristãos aqui no Brasil, vejo muitos se tornando obcecados com detalhes financeiros a ponto de perderem de vista a arte, a criatividade e a tão proclamada "espiritualidade".
Aonde chegaremos com tanto legalismo e distorções teológicas a respeito da arte? Será que em nosso atual "ambiente" ainda existe oxigênio criativo? Quantos observam estarrecidos a ditadura da mediocridade que impera em grande parte das livrarias, programas de tv, rádios, gravadoras e igrejas?
Oro por uma reforma estética e ética, e que todos os nossos artistas cristãos tenham aOPÇÃO de serem artistas, não só para o "mundo sacro", mas também para a arte popular e contemporânea, LIVRES para fazer arte com temas bíblicos ou com temas do cotidiano ligados a realidade, comum a todos os seres humanos, evangélicos ou não.
Como um artista cristão será sal e luz de forma plena, sendo agente transformador da sociedade onde vive se estiver confinado, amarrado literalmente a essa "camisa-de-força-gospel"? Meu sonho é um dia presenciar cristãos criando e atuando artisticamente em novelas, filmes, peças, apresentações musicais, livros, etc, etc, assistidos por qualquer ser humano independente do credo religioso, em qualquer mídia, livre de rótulos, censuras, preconceitos e inquisições impostas pela mentalidade vigente da "camisa-de-força".
Que o único, e grande mecenas, o Senhor nosso Deus, criador da arte, da criatividade e do poder de apreciar o belo nos livre; no tempo de sua vontade; dessa "camisa-de-força-gospel" em que vivemos.
Que Deus nos abençoe!
Marcão
Do
Fruto Sagrado
Perguntas para debate em fóruns ou reflexões internas :
1 – Por que, nós cristãos, podemos ir ao cinema, teatro, exposições, museus, assistir novelas, telejornais, mas somos censurados por muitos "irmãos" quando compramos cds e assistirmos shows de artistas populares? Por que uma coisa pode e a outra não? Ou nenhuma pode?
2 – Uma expressão artístico-cultural é mais forte do que o Deus em que acredito a ponto de destruir a obra da redenção feita por Jesus?
3 – Um cantor (a) ou grupo musical formado por cristãos poderia incluir em seu repertório músicas populares de qualidade artística que tivessem sido compostas por um não cristão mesmo que o conteúdo da obra não ferisse em nada aos princípios ensinados na Palavra de Deus? Sim ....Não ..... Por que?
4 – Um artista cristão poderia escrever uma peça, novela, livros ou filmes com temas populares?
Sim ... Não ... Por que?
5 – Um escultor ou pintor cristão é obrigado a expor ou vender suas obras somente para cristãos? Sim ... Não ... Por que?
6 – Um escritor, poeta ou músico cristão só pode escrever livros, poemas ou músicas com conteúdo religioso? Sim ... Não ... Por que?
7 – Será que eu tenho maturidade e conhecimento bíblico suficiente para responder a essas questões?
Sobre esse assunto, recomendo os livros:
"É Proibido Proibir" , escrito pelo poeta e Pr. Ricardo Gondim, pastor da Assembléia de Deus Betesda – Campinas – SP – Visite o site dele! (sou freqüentador assíduo!) - www.ricardogondim.com.br

"Uma Vida Com Propósitos", escrito pelo poeta e Pr. Rick Warren – Editora Vida (Depois da Bíblia a leitura desse livro foi uma das coisas mais importantes para minha vida e para a renovação da minha mente).
"Antes de Amarrar Satanás", escrito pelo poeta, jornalista e diretor da revistaUltimato, Élben César. Preciso falar mais alguma coisa?
--
Em Cristo:
Daniel Luz

"Nossas dores não advem das coisas vividas, mas daquelas que foram sonhadas e não se cumpriram..."

No comments: